Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 31 de julho de 2011

A cegueira da especialidade

Foi preciso esperar até ao começo do século XX para se presenciar um espectáculo incrível: o da peculiaríssima brutalidade e agressiva estupidez com que se comporta um homem quando sabe muito de uma coisa e ignora todas as demais.

(José Ortega y Gasset, in "O Livro das Missões")


sábado, 30 de julho de 2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

António Feio - um ano de saudade

Faz hoje um ano que nos deixou António Feio, o actor e encenador português nascido em Lourenço Marques a 6 de Dezembro de 1954.

Recordamos com saudade o grande actor cujo humor e a boa disposição nunca o abandonaram mesmo nos momentos mais difíceis por que passou.

Poderá ler a homenagem que o Farol fez a António Feio, na data do seu falecimento, acedendo a:

http://nuestramizade.blogspot.com/2010/07/ate-sempre-antonio-feio.html



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Le désir de Plaire...

« Le désir de plaire naît chez les femmes avant le besoin d'aimer »

(Ninon de Lenclos).

------------------------------------------------------------------------------------------------

“El deseo de agradar nace en la mujer antes de la necesidad de amar.”

(Ninon de Lenclos).

Si quieres saber más sobre Ninon de Lenclos sigue este enlace:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Ninon_de_Lenclos

Poluição

O aquecimento do Árctico está a libertar químicos tóxicos que, durante anos, estiveram presos no gelo.

As substâncias que estão a ser libertadas para a atmosfera incluem os pesticidas DDT, PCB (bifenil policlorados) e Hexaclorobenzeno (HCB), todos conhecidos como POP (poluentes orgânicos persistentes) e estão proibidos desde 2004 pela Convenção de Estocolmo.

Segundo a Convenção de Estocolmo, os POP "são substâncias químicas que, possuindo certas propriedades tóxicas, resistem, contrariamente a outros poluentes, à degradação, o que as torna particularmente nocivas para a saúde humana e o ambiente".

fonte: Público

Portugal - Dia Nacional de Conservação da Natureza

Celebra-se hoje o Dia Nacional de Conservação da Natureza, instituído em 1998 por altura das comemorações do 50º aniversário da Liga para a Protecção da Natureza, em reconhecimento da importância do trabalho realizado pela associação na área da protecção do património natural nacional.

A LPN, fundada em 1948, foi a primeira organização de conservação da natureza a nível ibérico e surgiu na sequência do apelo literário do poeta Sebastião da Gama ao fim a destruição da Mata do Solitário na Serra da Arrábida.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Restos mortais de Miguel de Cervantes

Uma equipa de investigadores prepara-se para recuperar os restos mortais do escritor espanhol Miguel de Cervantes, enterrado num convento de clausura feminino em Madrid, onde terá sido sepultado em 1616.

A operação que recorrerá a sondagens no subsolo e paredes através de infravermelhos terá a duração de três semanas, e procura agora financiamento, tendo já obtido autorização do Arcebispo de Madrid e o aval da Real Academia Espanhola, noticiou o El Pais.


Pode ler toda a notícia em:
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1929820&page=-1


terça-feira, 26 de julho de 2011

"Professora" Maria Lúcia Lepecki

Morreu a escritora e ensaísta Maria Lúcia Lepecki

A escritora e ensaísta brasileira Maria Lúcia Lepecki morreu hoje aos 71 anos em Lisboa, vítima de cancro, disse à Lusa o escritor Baptista-Bastos.

Brasileira de nascimento e portuguesa por casamento, Maria Lúcia Lepecki estudou em Paris, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Poderá ler toda a notícia em:
http://economico.sapo.pt/noticias/morreu-a-escritora-e-ensaista-maria-lucia-lepecki_123278.html

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sabe o que é um "oleão"?

O que faz ao óleo utilizado para fritar uns “petiscos”?
Se o despeja no lava-loiça polui a água e o solo – uma gota de óleo é capaz de poluir 25 litros de água potável!
O melhor é guardá-lo numa garrafa de plástico e depositá-lo num “Oleão” que é um contentor concebido para receber garrafas e garrafões até cinco litros cheios de óleos alimentares usados.
Os óleos depois de recolhidos serão tratados e reaproveitados, por exemplo, para o fabrico de biodiesel.
Não esquecer: ecoponto amarelo para o plástico e metal,o azul para o papel e cartão, o verde para o vidro, o pilhão para as pilhas usadas e o oleão para o óleo!

Fome e seca no Corno de África

O Banco Mundial anunciou hoje que vai disponibilizar cerca de 500 milhões de dólares (348 milhões de euros) para fazer face à crise humanitária que assola o Corno de África, onde a fome e a seca ameaçam a vida de cerca de 12 milhões de pessoas.

Poderá ler toda a notícia em:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1927937&seccao=%C1frica

domingo, 24 de julho de 2011

Astronomia

Descoberto o maior e mais distante reservatório de água

Duas equipas de astrónomos lideradas por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriram o maior e mais distante reservatório de água alguma vez encontrado no universo.


Localizada a 12 mil milhões de anos-luz (o que significa que as imagens são de uma altura em que o universo tinha só 1,6 mil milhões de anos), a massa de vapor de água é 140 biliões de vezes superior à quantidade de água de todos os oceanos da Terra.


A massa de água encontra-se à volta de um quasar, um dos objectos mais brilhantes do universo.

sábado, 23 de julho de 2011

Morreu Amy Winehouse

A cantora britânica Amy Winehouse foi esta tarde encontrada morta no seu apartamento em Londres.

Os representantes de Amy Winehouse tinham cancelado todos os concertos da sua digressão europeia, incluindo uma actuação no Festival Sudoeste em Agosto, alegando “problemas de saúde”.

Ler toda a notícia em:
http://www.publico.pt/Cultura/morreu-amy-winehouse_1504426


Amália Rodrigues

Completam-se hoje 91 anos sobre o nascimento de Amália Rodrigues, a fadista, cantora e actriz que levou a voz e o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo.

Falecida a 6 de Outubro de 1999, Amália está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.

O “Curtinhas do Farol” quer, com a colocação deste vídeo, prestar aqui uma singela homenagem àquela que ficou mundialmente conhecida como a Raínha do Fado.




sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rabindranath Tagore

"Agradeço não ser uma das rodas do poder, mas sim uma das criaturas que são esmagadas por elas."

(Rabindranath Tagore)


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Minhocas vão tratar 1500 toneladas de lixo por ano nos Açores

Parte do lixo urbano de São Miguel, nos Açores, vai passar a ser tratado por minhocas, à razão de 1500 toneladas por ano, numa unidade industrial no concelho do Nordeste.
A vermicompostagem “é um processo através do qual os resíduos urbanos que não foram sujeitos a recolha selectiva são tratados com recurso a minhocas que digerem toda a componente orgânica (restos de comida, papel e cartão sujo e resíduos de jardins) transformando-a em húmus, um correctivo orgânico para a agricultura”

Poderá ler toda a notícia em:
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1503477

Ernest Hemingway

A 21 de Julho de 1899 nascia Ernest Hemingway, o escritor norte-americano que fez parte da chamada "geração perdida", comunidade de escritores expatriados em Paris.

A vida e obra de Hemingway têm intensa relação com a Espanha, país onde viveu durante quatro anos. As experiências ali vividas foram as inspiradoras de duas das suas grandes obras: "O Sol também se levanta" (1926) e "Por Quem os Sinos Dobram" (1940).




quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Amigo

"No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos."

(Martin Luther King)

******


"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."

(Confúcio)

terça-feira, 19 de julho de 2011

O Nome da Rosa

O escritor italiano Umberto Eco vai reescrever o romance 'O Nome da Rosa', que lhe garantiu a notoriedade mundial, para o tornar «mais acessível a novos leitores», noticiou o diário romano La Repubblica.

O escritor tem por objectivo ultrapassar a dificuldade idiomática ou a densidade de várias passagens da obra, assim como chegar àqueles que só conhecem excertos publicados na internet, através das potencialidades de uma nova edição digital.

Poderá ler toda a notícia em:
http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=24193


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Para reflectir

"Utilizamos os espelhos para ver o rosto e procuramos a arte para ver a alma."

George Bernard Shaw

domingo, 17 de julho de 2011

Apresentação / Presentación

Olá Amigos

Eu sou o Curtinhas do Farol, o filho de Um Farol chamado Amizade que acabou neste momento de nascer!...

Como o meu próprio nome diz, este será um espaço onde a equipa do Farol (Argos, Tétis e Poseidón) publicará posts “curtinhos” de notícias, pensamentos, citações, anúncios de eventos e novidades, efemérides, e tudo o mais que lhe apetecer dar a conhecer e partilhar com os amigos.

A vossa visita, presença e Amizade são preciosas para me fazerem crescer.

Esforçar-me-ei por, à semelhança do meu “pai”, “Um Farol chamado Amizade”, ser merecedor de todo o vosso carinho e ternura.



Hola Amigos

Yo soy el Curtinhas do Farol, el hijo de Um Farol chamado Amizade. Acabo de nacer!...

Como mi propio nombre lo indica, aquí será un espacio donde el equipo del Faro (Argos, Tétis y Poseidón) va a publicar entradas “breves" de noticias, pensamientos, citas, anuncios, eventos, efemérides y todo lo que nos gusta y sentimos para informar y compartir con los amigos seguidores y lectores.

Vuestra visita, presencia y amistad son valiosas para hacerme crecer.

Me esforzaré para, al igual que mi "padre", "Um Farol chamado Amizade", ser digno de todo vuestro afecto y ternura.