Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Daltonismo



Daltonismo predomina entre os homens

O daltonismo é um distúrbio de visão que impede o seu portador de distinguir determinadas cores. A denominação derivou do nome de John Dalton (1766-1844), um químico inglês portador e estudioso desse mal. A doença está ligada ao cromossoma sexual humano e, por isso, desenvolve-se com muito mais frequência nos homens. Estima-se que haja no mundo 75 homens daltónicos para cada mulher, o que fez com que se acreditasse durante muito tempo que as mulheres eram imunes a esse distúrbio.

16 comentários:

  1. Interessante pesquisa!! Não sabia! abraço,linda semana!chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica

      Pois é, estamos sempre a aprender.

      Obrigada pela vista.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Agora enganaste-me. No post anterior não percebi a deixa.....

    Bem me parecia que maiúsculas e minúsculas não tinham nada a ver com daltónicos, mas nem comentei pois podia ser alguma provocação.

    Ora bem. Potencialmente somos daltónicos, não é? Se queres que te diga, tem certas cores que não consigo distinguir. Mas não entre o verde e o vermelho, principal sintoma do daltonismo.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei que estavas a perder o sentido de humor, até escrevi isso lá!

      Abraço

      P.S. Não te preocupes eu também troco as cores todas... menos o vermelho!

      Eliminar
    2. Olá JP

      Como já tive ocasião de dizer. "El Baralhador" tem sempre essa faculdade, de nos trocar as voltas. Pois é evidente que maiúsculas e minúsculas nada tem a ver com daltonismo. O daltonismo diz respeito às cores, não é verdade?

      Pois o nosso amigo vem falar em daltonismo porque escreveu homem com h minúsculo e tu com H maiúsculo?

      Agora respondendo à tua questão, eu penso que o daltonismo tem a ver com a não distinção de certas cores, embora na maioria das pessoas esses cores sejam o vermelho e o verde.

      Assim sendo, fica descansado porque o diagnóstico está feito, não és daltónico!...

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Amigo Argos

      Sentido de humor, daltonismo, mas que grande baralhada... eu sei que esta tua resposta foi para o JP mas não podia deixar de comentar.

      E aqui temos outro caso que não deve ser daltonismo, ou será? É que o vermelho ser a única cor que não trocas tem muito que se lhe diga!...

      Um abraço amigo

      Eliminar
  3. Olha que curioso.
    Não sabia isso.
    Sempre a aprender,o que é ótimo.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Isa

      Sim, é bom estarmos sempre a aprender, é sinal que estamos vivos...

      Os homens são mais atingidos pelo daltonismo porque só têm um cromossoma X, enquanto que nós temos dois. Felizmente ainda há algumas coisas em que temos vantagens sobre eles :):):)

      Beijinhos



      Eliminar
  4. Pior é aquela deficiência que não permite ver o mal que se faz aos outros..


    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Felina

      Pois, essa deficiência é já muito antiga, já vem de longe, é crónica e não há remédio, tratamento ou qualquer placebo que pelo menos a alivie.

      O problema está em que as pessoas fazem gala nela ou pura e simplesmente ignoram a sua existência, o que é mais fácil e cómodo.

      Antes enfrentarmos os daltónicos, não é verdade?

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Olá Zeparafuso

      As voltas que o mundo dá!...

      Como poderia o daltónico John Dalton, há quase quatro séculos atrás, imaginar que, graças aos seus estudos estaria a contribuir para que algures no século XXI alguém conseguisse perceber melhor o PM!...

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Tétis
      Não passava pela cabeça de Dalton que no séc XXI haveria um Zeparafuso, que graças aos seus estudos passaria a entender melhor o PM, nem que em pleno séc XXI houvesse um PM que vê um futuro de todas as cores, quando a maioria das pessoas vê um futuro negro. Daltónico eu?
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Pois é Zeparafuso, essa do PM ver um futuro de todas as cores também não me convence. Será que é mesmo assim ou terá alguma anomalia a nível da visão em que sempre que olha em frente lhe aparece o arco-íris? E haverá algum nome para essa doença?

      Já o facto da maioria das pessoas ver um futuro negro, isso sim, acredito porque eu própria também o vejo assim e essa doença tem um nome "tristeza" (haverá outros mas este mal é derivado a um estado de espírito e daí o seu nome...).

      Penso que nestes dois casos, não se trata mesmo de daltonismo, antes fora!...

      Beijinhos

      Eliminar
    4. Tétis, desculpa-me a brincadeira (por enquanto ainda não são taxadas). O PM não vê mal da "vista"!!!! Vê mal da "cabeça"! Não sei que nome terá esta doença. Ou sei.... E não me interessa dizê-lo. As tuas melhoras!
      Beijinhos e bom Domingo!

      Eliminar
    5. Olá Zeparafuso

      Também acho melhor que não o digas e sabes porquê?

      Porque se o disseres há quem fique a saber tanto como tu, incluindo o "dito cujo"!...

      Beijinhos

      PS: obrigada pelos desejos de melhoras, este pesadelo parece não mais acabar...

      Eliminar