Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 31 de julho de 2012

A Felicidade

"A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos"

(Thomas Hardy, escritor inglês, 1840/1928) 
 

32 comentários:

  1. Lindo,gostei...E, o céu de trabalho deve ser aquele bem rebuscado, cinza...Deixando o azulão pra férias e domingos,rss... abração,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica

      Se o céu do trabalho for cinza, certamente não encontrarás felicidade naquilo que fazes e tudo se tornará difícil de suportar.

      Porque não o azulão para todos os dias do ano?

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Mais ou menos!

    Tétis, estou a filosofar! :)

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Argos

      É claro mais ou menos!...

      Adoro quando filosofas!...

      Abraço amigo

      Eliminar
  3. Quando bate a saudade sempre dou meu gentinho
    de fazer minha visita .
    Mesmo sendo uma colinha é o único geito
    de me sentir pertinho de você.
    Quero que saiba que sempre vou amar cada um de vocês
    embora minha tristeza é grande em não poder comentar .
    Creia leio todas as postagens e guardo no meu coração.
    Quem sabe depois da cirurgia alguma coisa melhore ,
    mais isso já é com Deus fé eu tenho e muita.
    Um beijo no coração,Evanir..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Evanir

      Obrigada pelas visitinhas e pelas palavras amigas e carinhosas que sempre deixas aqui e no Farol.

      Faço votos para que tudo corra o melhor possível contigo. Eu entendo o que estás a passar neste momento. Também eu, há bem pouco tempo fui submetida a uma intervenção cirúrgica, encontrando-me presentemente em tratamentos pós-operatórios, o que me rouba muito do meu tempo e disposição para visitar os amigos. Mas, mesmo com atraso, sempre arranjo um tempinho.

      Beijinhos e tudo de bom para ti.

      PS: vou passando por "A Viagem" para saber notícias

      Eliminar
  4. Depende do que temos... vamos perguntar ao povo da Etiopia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Felina

      Estás coberta de razão quando te referes ao povo da Etiópia que nada tem. Mas quando digo "nada tem" refiro-me a bens materiais (comida, por exemplo).

      Mas não esqueças que a esperança e o sonho também são bens, algo que todo o ser humano possui.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Analisando a questão Felina deixou uma questão importante.Mas acho que até os povos mais sofridos, sentem felicidade há os fragmentos.

    Beijos Tétis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda

      Concordo com a Felina e concordo contigo. São dois pontos de vista de análise da mesma questão.

      É claro que o povo etíope é dos mais sofridos por "nada ter". Mas, como respondi à Felina, há sempre a esperança e o sonho o que, segundo entendi pelo teu comentário, tu chamas de "fragmentos". Será que interpretei bem as tuas palavras?

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Aleatoriamente

    A única palavra começada por F que estes povos conhecem é Fome

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felina
      Eu sei.E a fome dói na alma da gente.
      Eu passei tanta fome que imaginava um pedaço de pão num punhado de arei.e nesse tempo diziamjá diziam: que a criança era o futuro do mundo.Mas quando eu imaginava um pedacinho de pão sentia certa felicidade.Por isso digo que há esperança por dentro da fome.
      Sem generalizar.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Fernanda e Felina

      Ora aqui está aquilo de que falava, a esperança, o sonho.

      Infelizmente a nossa amiga Fernanda sentiu na pele o que é querer comer e nada ter, nem sequer um pão... mas ela diz que sentia felicidade quando imaginava "um pedacinho de pão". Aí está a esperança mesmo nas situações mais dramáticas. E, subentendido, também o sonho numa vida melhor, numa vida em que o pão não lhe faltasse...

      Beijinhos às duas

      Eliminar
  7. Desculpa a falta de letras, é que meu teclado está "doentinho" rsrsrs

    ResponderEliminar
  8. Aleatoriamente


    Felicidade cruel não? repara bem nos rostos dos pais dessas crianças que sorriem ao ver um pão ou a câmara que os filma, consegues ver algum brilho nos seus olhares distantes? a felicidade ilusória já não os atinge... apatia total... muitos nem força têm para mastigar o pão, não estamos a falar dos pobres dos subúrbios das cidades... estamos a falar dos povos africanos que já nem se incomodam com as moscas...


    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felina

      Com certeza.
      O brilho se perdeu na descrença e no ato cruel de viver na doêça e na fome.Mas quando nos falta tudo, ainda assim algo nos faz ir em frente.A calamidade desse povo é imensa e nem assim há solidariedade suficiente né? Muitas vezes me questionei por isto.Mas Deus não dorme a estas coisas,e mesmo já não tendo esperança nenhuma, há algo que os faz prosseguir, mesmo sem nada eles sobrevivem.Até quando? Até a união ficar tão gigante que um oceano seja apenas um mar azul sem pontes para se chegar a paz e a verdadeira união. Onde o pão nosso de cada dia , seja em cada ato.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Aleatoriamente

      A solução não está em deus mas nos homens que tomaram posse da terra como pertença sua, e dividiram a mais fértil pelos mais fortes e deixaram a estéril para os mais pacíficos, criaram fronteiras e limites e isso permite prosperidade para quem ficou com o melhor quinhão e a morte para quem ficou com os restos, o homem aprisionou o homem com a ganância de posse, enquanto as aves migram consoante as estação à procura de alimento o homem fica preso à terra árida, seca, a solução daquele povo era um novo espaço… há algum vago? rasgam se montanhas, para construírem obras grandiosas, alguém se lembrou de desviar água para aquela nação? nem sei se é humanamente possível não tenho conhecimentos suficientes para analisar mas a água é a única esperança para aquele povo, acho que deus está demasiado tempo sem dormir, se ele fechasse os olhos um dia viria o mundo de outra maneira, e em vez de provocar inundações onde não deve desviava as nuvens para essas terras áridas.

      Não leves a mal o que escrevo acho bonito essa tua crença, mas eu tenho uma visão mais fria do que vejo

      Beijinho

      Eliminar
    3. Felina

      Sabe? Quando o homem não tem as respostas ele busca, se revolta, perde a vontade de acreditar. Se fosse seguir a lei de Darwin eu teria outra visão.

      Mas não poderia deixar de crer em Deus quando vejo o dia acordando, ou a noite chegando, ou quando uma criança com sua ingenuidade me fala de seus sonhos tão cheios de cores, mesmo quando estas cores são em cinza.

      O que escreves sobre o assunto é fato. Relatas a manifestação na Terra de um grande egoísmo, um egoísmo sem noção, sem solidariedade e sem amor ao seu semelhante. Eu sei que estou engatinhando ainda no quesito vivência, e aprendo a cada dia com pessoas que têm um conceito mais amplo, aprender é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, porque assim me reciclo, cresço e faço algo em prol daquilo que acredito.

      Acredito que se cada um fizesse sua parte, mas fizesse de verdade, a sede a fome, as guerras já seriam passado. Mas o homem parece carregar tatuado no coração a ganância, egoísmo, inveja e poder.

      Enquanto se olhar o outro como se ele fosse um escravo, carregando um cabresto, vindo para apenas servir e não usufruir de compartilhar, continuará esse caos no mundo.
      Acho que a possibilidade sempre é forte quando há união. Não criaram um “paraíso” dentro do deserto, com o dinheiro do petróleo?

      Na verdade amada, o homem é quem está acabando com seu habitat e não Deus. Deus deu ao homem tudo e ele simplesmente deixou na aridez, começando pelo o amar ao próximo.

      De coração que não levo a mal Felina, eu agradeço suas explicações. Você tem sua forma de refletir sobre o assunto e eu tenho a minha (livre arbítrio né?).

      Obrigada!

      PS: Bom dia Tétis querida. Um beijão

      Eliminar
    4. Aleatoriamente

      Acho que já dissertamos bastante sobre o tema, respeito e admiro a tua coerência, sei que vais continuar a ser um bom ser humano mais um ponto a favor para o bem da humanidade eu pelo meu lado estou a fazer o melhor que sei mesmo sem acreditar em deus, selemos a paz com um apertar de mãos firme...


      Beijinho

      Eliminar
    5. Felina e Fernanda

      Os meus sinceros parabéns às duas por esta discussão bem renhida mas tão cordial e saudável que entre vós se gerou.

      Esta é uma prova de que só há guerra porque o Homem não fala, não discute, recusa-se a ouvir o outro, a aceitá-lo como ele é. Vocês têm pontos de vista totalmente antagónicos, uma crê a outra não crê e mesmo assim entendem-se e respeitam-se. Porque é que a Humanidade, o Mundo não fazem o mesmo?

      Beijinhos para as duas com a minha profunda Amizade e considaração

      Eliminar
  9. Só tenho a dizer que a felicidade é efemera e há que aproveitar todos os bocadinhos bons que a vida nos proporciona.

    PS - (vim parar ao teu blog através da Felina e da Teresa Santos, desculpa a invasão)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jota Ene

      Tenho estado sossegadinha mas muito atenta ao que aqui se vai dizendo, à troca de ideias, opiniões pontos de vista que acho bem interessantes e instrutivos. "Cada cabeça sua sentença".

      Só entrei para responder ao teu PS, dizendo-te que és muito bem vindo e que ficarei muito feliz se passares a fazer parte das discussões que se geram sempre aqui no "Curtinhas". Também já te tinha visto no blog da Teresa e da Felina que "frequento"!...

      Um abraço amigo

      Tétis

      Eliminar
  10. Um pensamento muito redutor:)! Assim sendo, um sem abrigo podia ser feliz!
    Mas não retira o mérito ao grande escritor que foi Thomas Hardy(Judas o Obscuro é excepcional, na minha opinião. claro).
    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Álvaro

      É claro que todo o pensamento ou citação isolados, assim como aqui são apresentados, sem estarem inseridos no contexto em que foram escritos ou ditos, serão sempre redutores.

      Um sem abrigo podia e pode ser feliz se fizer bom uso do que tem, isto se levarmos à letra a frase que Thomas Hardy escreveu, sem mais nada a acrescentar-lhe... ou então se se pensar no que aqui foi dito na "discussão" entre Felina e Fernanda.

      Concordo contigo, Hardy foi genial com o seu Judas, o Obscuro, talvez a obra que melhor exprime a tragédia humana, o homem desesperado, em permanente luta com as realidades sociais, a fragilidade das relações entre as pessoas... enfim, uma obra-prima de leitura obrigatória.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Ui, Tétis, este pensamento dava "paninho para mangas", se dava!

    Se não te importas, deixa-me dizer ao cavalheiro que me antecede que, FINALMENTE, estou de acordo com ele.

    Custou, Sr. D. Álvaro, custou...

    Beijinho, Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Teresa - Até que enfim estás por baixo de mim, no comentário:)!
      Fiquei toda a noite à espera da senha, mas consegui!
      Claro que estás de acordo comigo:)! Eu até leio almas, lembras-te?
      Não te esqueças que "tens" de ler o "estudo de caso":).Lol.
      O "cavalheiro" envia um bjo à Tétis e Um Grande Abraço à amiga Teresa!
      Já fui!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Olá Teresinha

      Ainda bem que conseguiste finalmente estares de acordo com o dito cavalheiro que te antecedeu e que, pelo que me é dado verificar, conseguiu, também finalmente, que ficasses por baixo dele, no comentário!... Nunca imaginei que existisse essa disputa de lugares entre vós!... :)

      Quanto a este pensamento é claro que dava e dá "pano para mangas", penso até que a sua discussão jamais teria fim.

      Beijinhos

      Eliminar
    4. Ao "cavalheiro" que me enviou um bjo, que retribuo, o meu muito obrigada.

      Eliminar
  12. Risos...
    Felina, você é uma "adversária" admirável.
    Aodrei nossa conversa.

    Um aperto de mãos e minha terna admiração.Você é incrível.
    Obrigada!

    Beijinho

    ResponderEliminar