Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Morreu José Hermano Saraiva

Notabilizou-se nas quatro últimas décadas pelos programas televisivos sobre História. José Hermano Saraiva, um homem que se confunde com a História, faleceu hoje aos 92 anos.

José Hermano Saraiva nasceu em Leiria, em a 3 de outubro de 1919, fez as licenciaturas em Ciências Histórico-Filosóficas (1941) e em Ciências Jurídicas (1942), consagrando-se desde então ao ensino e à advocacia.
Exerceu as funções de professor liceal, director do Instituto de Assistência aos menores, Reitor do Liceu D. João de Castro, deputado à Assembleia Nacional, procurador à Câmara Corporativa, professor do Instituto de ciências sociais, políticas e ultramarinas da Universidade Técnica de Lisboa, ministro da Educação Nacional e embaixador de Portugal no Brasil, cargo de que solicitou a exoneração em 29 de Abril de 1974.

Leia toda a notícia em:
http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/morreu-jose-hermano-saraiva_4347.html

8 comentários:

  1. Meus sentimentos a família a este historiador que fez história... sua missão foi cumprida!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma ilustre personagem, que Portugal e os portugueses perderam!
    Os meus pêsames aos familiares, que descanse em paz!
    Não mais ouvirei sua voz, mas continuará no meu coração!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma perda para o "meu" País! Desapareceu um Homem culto. Desapareceu um Homem com quem todos aprendíamos. Irá perdurar na minha memória! Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  4. hola Tetis,
    paso a saludarte y dejarte mis palabras de amistad hoy 20 de julio, dia del amigo^^

    un abrazo^^

    ResponderEliminar
  5. mis más profundas condolencias a su querida familia. Muchos besinos

    ResponderEliminar
  6. Gracias Tetis por tu comentario en mi blog, eres bienvenid@, al igual que tus amigos.
    Buen fin de semana!!!

    ResponderEliminar
  7. Lamento a morte de J. H. Saraiva como lamento a de outro cidadão qualquer!
    Ninguém lhe pode negar a enorme capacidade de comunicador e o papel que desempenhou na divulgação da História de Portugal.
    Como ninguém pode esquecer que foi com a sua ordem que em 1968/69 a Polícia de Intervenção entrou nas Universidades, batendo e perseguindo os estudantes, muitos dos quais (homens), foram detidos pela PIDE e depois "enviados" para a Guerra Colonial.
    As famílias desses estudantes não se esquecem. E os estudantes dessa época que ainda vivem tb não. Paz à sua alma!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá amigos

    Obrigada a todos que comigo estiveram nesta homenagem de adeus a José Hermano Saraiva.

    Compreendo, aceito e concordo que foi um homem que sempre gerou bastante polémica, que durante o antigo regime tomou atitudes hoje inaceitáveis, mas não podemos esquecer que os tempos eram outros e, citando: "quem não é por nós é contra nós!..." - este era o lema vigente.

    Como nada podemos fazer para apagar as memórias mais negras do nosso passado recente, lembremos apenas José Hermano Saraiva como o grande comunicador e divulgador da História e da Cultura de Portugal.

    Beijinhos para todos vós

    ResponderEliminar